ARE E Portugal E Algarve E Olhão

Olhão

… a cidade do sul enquadrada pela ria formosa

Olhão, uma cidade com 16.000 habitantes e um município com 45.500 habitantes

Olhão, uma cidade com 16.000 habitantes e um município com 45.500 habitantes
A cidade de Olhão, com raízes que remontam ao século XVI, com os seus marcos distintos vistos de cima. O histórico bairro da Barreta à esquerda, a pitoresca avenida Ria Formosa que se estende de baixo para o centro e o icónico mercado vermelho de Olhão destacando-se no centro.

O antigo cais dos pescadores está centrado à direita, enquanto a nova marina ocupa o canto inferior direito. A Ria Formosa contorna graciosamente o enquadramento direito, conduzindo o olhar para as longínquas ilhas da Culatra e para o canal do Farol no horizonte. Olhão está localizada no Sotavento Algarvio.

Transformação do Litoral de Olhão

Transformação do Litoral de Olhão
O litoral de Olhão mostra a sua evolução através de estruturas rejuvenescidas. Armazéns industriais deram lugar a restaurantes contemporâneos e apartamentos de luxo agora têm vista para o rio sereno e para a movimentada marina. O hotel de 5 estrelas e a marina recém-construída são símbolos do novo luxo da zona, convidando investidores estrangeiros e nacionais.

A vista capta o cais de embarque de Olhão, ponto de partida dos ferries com destino à Deserta, Farol, Ilhas da Culatra e Armona. Notavelmente, uma balsa está posicionada no centro-esquerda. À direita, observam-se o pontão dos pescadores, o icónico mercado e a cidade em expansão. A curva graciosa da Ria Formosa delineia a costa, estendendo-se até Faro.

A Única Assinatura Cubista de Olhão

A Única Assinatura Cubista de Olhão
Olhão, uma cidade portuguesa com raízes profundas no século XVIII, exibe com orgulho o seu inconfundível património arquitectónico “Cubista”. Ao contrário do que se pensa, esse estilo arquitetônico não foi herdado da época da ocupação árabe. Em vez disso, surgiu como uma expressão local única, manifestando-se predominantemente em bairros como o Bairro da Barreta e o Bairro do Levante.

As casas em Olhão são famosas pelos seus designs cúbicos. Estas estruturas, ímpares no seu fascínio estético, ostentam terraços elevados conhecidos como “soteias”. O acesso a estes terraços é geralmente feito por uma escada chamada “pangaio”. Com o passar do tempo, características que lembram a influência mourisca, como azulejos e chaminés cúbicas, foram integradas perfeitamente. Uma evolução notável na paisagem arquitetónica de Olhão foi a inovação da adição de degraus no topo do pangaio. Essa nuance arquitetônica deu origem ao “vigia” – uma variante de terraço elevado, que em algumas casas se empilha impressionantemente em três níveis.

Mais do que apenas tijolos e argamassa, essa arquitetura encapsula a rica tapeçaria cultural de Olhão. É um testemunho da história e identidade da cidade, enfatizando o imperativo de salvaguardar a sua singularidade inigualável no meio das ondas da modernização.

No Bairro Barroco de Olhão

Bairro da Barreta em Olhão: Ruas estreitas

Bairro da Barreta em Olhão: Ruas estreitas
Barreta mostra a arquitetura por excelência de Olhão: casas compactas, intercaladas com vielas estreitas. Essas ruas, pavimentadas com pedra, encapsulam a história e as tradições locais.

Estátua da Lenda de Floripes no Bairro Barroco de Olhão

Estátua da Lenda de Floripes no Bairro Barroco de Olhão
Estátua representativa da lenda “Moura Floripes”, situada junto ao “Caminho das Lendas” no Bairro das Barrocas. Floripes é uma figura proeminente em Olhão, que se acredita não ser uma “moura” no sentido étnico, mas uma “moira encantada”. Floripes é considerada uma beleza etérea, muitas vezes avistada durante a madrugada, traçando paralelos com as sereias. Dizem que ela vagueia pela cidade, especialmente perto de pescadores. Muitos afirmam tê-la visto em rotinas diárias, desde ir ao supermercado até estar em lugares lotados.

Carolas, a lenda do menino dos olhos grandes da Barreta

Carolas, a lenda do menino dos olhos grandes da Barreta
Nas ruas sombreadas do bairro da Barreta, durante as noites escuras, os pescadores costumavam encontrar um menino robusto com olhos pretos notavelmente grandes, lágrimas escorrendo a cara dele. Apesar de seu silêncio, sua angústia era evidente. Muitos pescadores compassivos tentaram consolá-lo, erguendo-o em seus braços. No entanto, à medida que caminhavam, o peso do menino aumentava inexplicavelmente, tornando-se insuportável, acabando por levá-los a deitá-lo de volta no chão, onde ele continuaria seus choros de lamento. Por mais misterioso que tenha aparecido, um dia, o menino sumiu. Contos sussurrados sugerem que Moura Floripes, quando partiu para as terras do norte da África, levou consigo o triste menino de olhos grandes.

A lenda do menino dos olhos grandes no caminho das lendas...

A lenda do menino dos olhos grandes no caminho das lendas…

Mercados Históricos Duplas de Olhão

Mercados Históricos Duplas de Olhão
Mercados Municipais de Olhão dedicados ao peixe e marisco, frutas e outros produtos. No interior, os vendedores oferecem orgulhosamente produtos locais, enquanto o exterior ostenta cafés e restaurantes movimentados. Servindo como um dos ex-libris de Olhão, estes mercados atraem as pessoas para o seu centro de compras, restauração e relaxamento. Posicionados no cenário de um parque sereno junto ao estuário, eles oferecem uma mistura harmoniosa de beleza natural e arquitetônica.

A construção deste marco emblemático começou em 1912, com sua inauguração em 1916. Embora tenha sofrido reabilitação em No final do século XX, os mercados mantêm-se fiéis à sua estética histórica, tendo reaberto as suas portas a um público ávido em 1998, preservando o seu exterior intemporal.

Caíque Bom Sucesso: Um Símbolo do Passado Heroico de Olhão

Caíque Bom Sucesso: Um Símbolo do Passado Heroico de Olhão
Empoleirado com destaque na marina de Olhão, adjacente ao mercado, a réplica do Caíque Bom Sucesso é um testemunho vivo do espírito indomável da cidade e sua rica história.

No dia 6 de julho de 1808, um bravo contingente de pescadores de Olhão zarpou no Caíque Bom Sucesso. Esta embarcação de pesca, com cerca de 20 metros de comprimento e 5 metros de boca com duas velas, fez a ousada viagem pela imensidão do Oceano Atlântico. A sua principal missão: transmitir ao rei D. João VI, então exilado no Brasil, a triunfante notícia da vitória de Olhão sobre os invasores franceses.

Em homenagem a esta valente empreitada, o rei D. João VI concedeu a Olhão a prestigiada designação de “Villa da Restauração”, assinalando a sua independência administrativa de Faro.

Vista do Caíque Bom Sucesso e do edifício do mercado a partir da Ria Formosa

Vista do Caíque Bom Sucesso e do edifício do mercado a partir da Ria Formosa

A vida no mercado de Olhão

Por dentro do Mercado do Peixe de Olhão

Por dentro do Mercado do Peixe de Olhão
Em meio ao ambiente animado, um vendedor de pescadores exibe com orgulho uma pescaria de tamanho considerável, atraindo atenção e admiração.

Por dentro do Mercado da Fruta de Olhão

Por dentro do Mercado da Fruta de Olhão

Barras de produtos locais aos sábados no exterior do Mercado de Olhão

Barras de produtos locais aos sábados no exterior do Mercado de Olhão
Fora do icónico mercado de Olhão encontram-se bancas repletas de produtos frescos. Os agricultores locais exibem com orgulho uma mistura colorida de frutas e vegetais, refletindo a rica fartura agrícola da região.

Florescimento Gastronómico na Avenida da Costa de Olhão

Florescimento Gastronómico na Avenida da Costa de Olhão
Nos últimos tempos, a avenida da costa de Olhão tem assistido a um aumento da oferta gastronómica. Enquanto muitos restaurantes defendem o peixe fresco pelo qual a região é conhecida, os clientes também podem se deliciar com uma variedade de delícias de frutos do mar, pratos portugueses clássicos e os apreciados vinhos de Portugal.

Vídeo Floripes

"FLORÍPES OU A MORTE DE UM MITO" (DOC. 67") - 2005

Origem Histórica de Floripes em Olhão
Produzido por Abel Ribeiro Alves e contando com o apoio do Ministério da Cultura, do Programa Operacional da Cultura, da Comunidade Europeia e do Município de Olhão, este vídeo desvenda a rica história de Olhão no Algarve. Combinando perfeitamente o passado da cidade com o conto hipnotizante da lenda de Floripes, oferece insights compartilhados pelos próprios habitantes locais. Para os intrigados pela essência e origens de Olhão, este vídeo é uma exploração cativante da sua razão de ser.

Património piscatório de Olhão

A pesca tradicional do atum no Algarve antigo

A pesca tradicional do atum no Algarve antigo
Profundamente enraizada nos anais do tempo, Olhão, uma cidade costeira do Algarve, conta a história da transformação de um movimentado centro de pesca do atum em um farol para turistas . Com o passar dos séculos, Olhão expandiu-se, ganhando destaque como um locus vital de pesca, particularmente conhecido pelas suas capturas de atum. A evolução da cidade não parou na pesca; ele se encaixou na crescente indústria de conservas de peixe, abraçando o aumento da industrialização e tecendo uma rede de serviços relacionados ao mar.

Olhão da pesca ao turismo

Olhão da pesca ao turismo
A história de Olhão é um conto envolvente de evolução e adaptação. Sua onda inicial de crescimento estava profundamente enraizada na pesca. O início do século 20 viu a cidade florescer com fábricas de conservas, ecoando suas proezas significativas no setor pesqueiro.

A cidade, outrora impulsionada pela pesca, agora encontra sua geração mais jovem se voltando para a próspera indústria do turismo. As pitorescas ruas de Olhão hoje estão alinhadas com uma infinidade de restaurantes, acomodações recém-reformadas e movimentados empreendimentos imobiliários. Excursões turísticas e atividades envolventes na Ria Formosa acentuam ainda mais o seu fascínio para visitantes de todo o mundo.

No entanto, Olhão não esqueceu as suas raízes. A visão de grandes barcos de pesca, que cortam dia e noite as águas da Ria Formosa, recorda constantemente o rico património marítimo da vila.

Barcos de Pesca Alinhados na Doca de Olhão

Barcos de Pesca Alinhados na Doca de Olhão
O património de Olhão está palpavelmente vivo, com a pesca a ser a principal ocupação de muitos residentes. Situado na zona oeste da cidade, Olhão possui um movimentado porto de pesca. Adjacente a esta, ergue-se a zona industrial, cujas operações ainda estão profundamente interligadas com o processamento de pescado.

Traineira de Pesca Navegação no canal da Ria Formosa.

Traineira de Pesca Navegação no canal da Ria Formosa.

Reportagem de televisão sobre pescadores em Olhão

A pesca na Vila de Olhão

Ilhas da Ria Formosa

Praias Sedutoras da Ria Formosa

Praias Sedutoras da Ria Formosa
As praias da Ria Formosa cativam inúmeros locais e turistas. Com praias imaculadas e águas cristalinas, são uma das principais atrações da região. Embora muitos indivíduos tenham seus próprios meios de transporte para essas joias costeiras, outros contam com várias opções de transporte disponíveis para experimentar sua beleza.

Barco de Passageiros para a Ilha da Culatra

Barco de Passageiros para a Ilha da Culatra
Os barcos de passageiros oferecem rotas regulares para a encantadora Ilha da Culatra a partir de Olhão.

Serviços de barcos-táxi em Olhão

Serviços de barcos-táxi em Olhão
A partir de Olhão, os barcos-táxi oferecem aos visitantes a flexibilidade de explorar cada ilha cativante da Ria Formosa para quem pretende uma estadia mais permanente. Para aqueles que procuram uma viagem mais rápida ou viagens fora do horário, os táxis aquáticos 24 horas estão prontos para levar os viajantes pelas águas serenas.

Dia na Ria Formosa

Dia na Ria Formosa
Durante o dia, a Ria Formosa revela a sua beleza radiante, com águas cintilantes que refletem o sol algarvio e um ecossistema vibrante e cheio de vida. As lagoas e pântanos abrigam várias espécies de aves, tornando-se um refúgio natural para entusiastas e observadores casuais.

Veleiros na Ria Formosa

Veleiros na Ria Formosa
A cénica Ria Formosa acena para os veleiros, muitos dos quais ancoram durante a noite em frente às encantadoras aldeias da Culatra e do Farol, oferecendo uma vista pitoresca sobre a paisagem serena.

Mapa do Litoral da Ria Formosa

Mapa do Litoral da Ria Formosa
Uma representação detalhada do complexo litoral da Ria Formosa, destacando os seus cursos de água sinuosos, ilhas e pontos de referência importantes. O mapa serve como um guia inestimável para navegar no sistema estuarino único e biodiverso desta região.

Cities & Resorts in central Algarve

Almancil • Algarve – Portugal

Almancil é uma vila com 10000 habitantes no Algarve, a sul de Portugal Mapa de Almancil Praias em Almancil Almancil tem uma costa com mais de 12km As praias mais famosas de Almancil são: Praia do Garrão Praia de Vale do Lobo Praia do Ancão Praia da Quinta do Lago...

Faro

...capital do Algarve, região sul de Portugal Faro é a capital da região do Algarve, localizada no sul de Portugal, atraindo o turismo internacional e um destino de férias preferencial para turistas nacionais e internacionais. Durante os meses de verão, a população...

Loulé

... uma cidade com vista mar na serra algarvia Artesanato na vila de Loulé Praias da vila de Loulé As principais praias do concelho de Loulé são: Praia de Vilamoura Praia da Falésia Praias da cidade de Quarteira Praia do Forte Novo Praia do Almargem Praia de Loulé...

Quarteira

... uma cidade à beira-mar no sul de Portugal Introdução ao Porto de Pesca de Quarteira Imagem de Gaivotas no Porto de Pesca de Quarteira httpv://www.youtube.com/watch?v=36ujvK4IQYI Avaliação Geral de Quarteira Mais distritos em Quarteira explorados Forte Novo Passeio...

Vilamoura

Vilamoura, um resort com marina e 5 campos de golfe no Algarve, a sul de Portugal História de Vilamoura Marina de Vilamoura Culinária em Vilamoura Marina de Vilamoura à noite tradição na Marina de Vilamoura Espaços Culturais e Recreativos em Vilamoura Espaços...

Quinta do Lago

... um resort de luxo de primeira linha na Europa Áreas da Quinta do Lago Campos de Golfe da Quinta do Lago Arredores da Quinta do Lago Praia da Quinta do Lago Ria Formosa na Quinta do Lago Mapa da Quinta do...

Main cities in windward Algarve

Albufeira

... uma cidade turística, com periferias paradisíacas História de Albufeira Embora não seja exatamente a origem de Albufeira, sabe-se que foi um local importante para os romanos que construíram aquela área de aquedutos, pontes e estradas, com alguns vestígios ainda...

Silves

... antiga capital do Algarve, sul de Portugal Origens Antigas de Silves Silves, com origens que remontam à Pré-História, terá origem numa feitoria fenícia. A cidade teve uma significativa presença muçulmana entre os séculos VIII e XIII, tornando-se um notável centro...

Portimão, Algarve – Portugal

Principais atrações de Portimão Praias: Numa extensão de 4 km, Portimão possui mais de 10 belas praias. Destacam-se entre elas a Praia da Rocha, a Praia da Marina de Portimão e a Praia João de Arens. A Praia da Rocha é a maior e serve como um magnífico ponto de...

Lagos

... ponto de partida dos descobrimentos portugueses Cidade de Lagos Rica história de Lagos Excursões de barco e passeios costeiros para visitantes Exploração da Antiga Cidade do Castelo Perspectivas das Praias de Lagos Visualização da Marina de Lagos Experiência de...

Main cities in leeward Algarve

Principais cidades da Serra do Algarve

Loulé

... uma cidade com vista mar na serra algarvia Artesanato na vila de Loulé Praias da vila de Loulé As principais praias do concelho de Loulé são: Praia de Vilamoura Praia da Falésia Praias da cidade de Quarteira Praia do Forte Novo Praia do Almargem Praia de Loulé...

Silves

... antiga capital do Algarve, sul de Portugal Origens Antigas de Silves Silves, com origens que remontam à Pré-História, terá origem numa feitoria fenícia. A cidade teve uma significativa presença muçulmana entre os séculos VIII e XIII, tornando-se um notável centro...

ARE E Portugal E Algarve E Olhão